SERIE SENTIDOS - AUDIÇÃO

"Somos feitos de silêncio e som!"

Usamos muitos dos nossos sentidos sem nem perceber que abusamos ou não exploramos como deveria. Isso é bem perceptível com a audição. Muitas vezes estamos em ambientes que nos deixam irritados, desconfortáveis e até mesmo enjoados, e não percebemos que pode ser pela audição. Os ouvidos nos ajudam a perceber o que está acontecendo a nossa volta. Além de captar as vibrações dos sons, eles também são responsáveis pelas informações sobre a posição do nosso corpo sinalizando um desconforto caso haja algum desequilíbrio.

Mas na decoração? Como estimular este sentido para nos sentir confortáveis e integrados ao ambiente?

A audição também é muito explorada nos projetos comerciais, consultórios e empresas. Tudo com seu propósito. Iniciamos um projeto analisando se há necessidade de algum tratamento acústico para isolar ruídos indesejados, sejam externos ou internos. Temos muitos materiais que nos ajudam no isolamento acústico, como paredes, janelas, forros, tecidos, cortinas, tapetes e os próprios móveis. Há quem goste e convive bem com o silêncio total, mas o próximo passo para um projeto aconchegante é inserir algum som para quebrar esse silêncio, além de também trazer harmonia, leveza e identidade ao ambiente. O som pode ser inserido de várias formas, seja natural ou eletrônica. Aliados a visão podemos ter fontes de água, sinos de ventos, carrilhões, instrumentos musicais e equipamentos de som.

A música pode ser no seu estilo de preferência e sempre numa altura agradável a todos, lembrando de não incomodar os vizinhos! O som também pode ser usado em tratamentos terapêuticos e de relaxamento. Cantar também faz bem!!!

Experimente e nos conte como se sente.

Deixe seu comentário ou por email: contato@archisimples.com.br

#arquitetura #sensorial #decoração #interiores #audição #sentidos


Posts Em Destaque