October 1, 2019

September 24, 2019

September 11, 2019

August 20, 2019

Please reload

Posts Recentes

DESAPEGANDO EM 3, 2, 1...

October 21, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

GRANITO, MÁRMORE OU PEDRAS SINTÉTICAS?

June 12, 2018

 

 

  

A escolha do material de bancadas, pisos, escadas e outros elementos deve levar em consideração muito mais que a tonalidade. Características como dureza e porosidades, devem ser consideradas para evitar problemas futuros.  

 

 

1. Qual a diferença entre mármore, granito e produtos industrializados?

 

O mármore é composto basicamente por calcita, já o granito é formado por três minerais (a mica, feldspato e quartzo). Na prática, isso significa que o granito é bem mais duro, resistente e menos poroso do que o mármore, que risca com mais facilidade.

As pedras sintéticas, também conhecidas como mármores/granitos artificiais ou industrializados são compostas por partículas de rochas naturais como o quartzo/granito ou mármore, misturadas a algum tipo de resina. A composição depende do tipo e do fabricante.

Visualmente é bem fácil diferenciar cada tipo de pedra. O mármore possui veios e o granito são aquelas pedras com pontinhos. Já os industrializados são uniformes sem veios ou pontos.

 

2. Qual a melhor opção para cada uso?

 

O mármore deve ser utilizado preferencialmente em ambientes internos, porque sofre com a ação do tempo e da poluição. Também deve ser evitado em áreas de tráfego intenso, pois desgasta-se mais facilmente. Outro ambiente a ser evitado é a cozinha, já que, por ser poroso, absorve gordura. Além do mais, não tem resistência contra ácido e pode adquirir manchas e perder o brilho com produtos como vinagre, limão ou materiais de limpeza pesados.

Na escolha de uma pedra industrializada, é importante saber sua composição, para entender onde a mesma poderá ser usada. Esse material, entretanto, é muito escolhido por arquitetos para fazer peças especiais com formatos exclusivos.

 

3. Dicas para a aplicação

 

Apesar de se tratar de pedras com resistência e durabilidade elevadas, elas exigem atenção no assentamento, pois as pedras são delicadas e suscetíveis a danos quando manuseadas de maneira incorreta. Ainda no canteiro, o ideal é que sejam armazenadas em ambientes secos e limpos, de preferência sobre cavaletes e protegidas por elementos impermeáveis. A exposição a outros materiais de construção pode resultar no surgimento de manchas ou riscos.

É recomendável, ainda, que a argamassa utilizada para execução do contrapiso ou emboço, não receba cal em sua composição, pois a substância pode provocar o surgimento de eflorescências em pisos e paredes.

Recomenda-se também impermeabilizar as peças que entrarão em contato com a argamassa, para evitar que a pedra absorva a umidade do material de assentamento.

No caso de assentamento vertical, o mesmo pode ser realizado com argamassa ou com “inserts” metálicos.

 

 

 

4. Cuidados para a manutenção

 

Os mármores e granitos escuros são especialmente sensíveis a riscos e a produtos ácidos (urina, coca-cola, laranja, limão).

Para conservação sugere-se que trimestralmente, as peças / piso sejam lavados com detergente próprio para retirada de gorduras e impurezas podendo depois aplicar o produto impermeabilizante, por último, cera apropriada;

A limpeza pode ser realizada diariamente com pano seco ou levemente umedecido, em uma solução de água ou detergente com PH neutro (conforme orientação do fabricante) ou também em uma solução de água e álcool de 15%.

As marcas de partes queimadas com cigarro ou manchas muito fortes, podem sair apenas com polimento. Evite:

  • colocar produtos, panelas, recipientes quentes ou muito frios diretamente sobre os mármores. Usar sempre aparadores ou porta-copos.

  • deixar pontas de cigarro, cavacos de madeira, serragem, latas ou pregos, grampos de cabelos (materiais ferrosos) sobre o mármore ou granito

  • subir em pias, tampos ou lavatórios usando-os como “degraus”, para limpeza de janelas, espelhos, etc.

  • utilizar água sanitária

  • utilizar acido muriático

  • utilizar amônia

  • utilizar produtos alcalinos em pó

  • utilizar hidrofugantes

  • utilizar panos de limpeza abrasivos

  • utilizar objetos cortantes ou pontiagudos

  • produtos oleosos

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
Mapa do site
Formas de Pagamento
Redes sociais
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
contato@archisimples.com.br
Tel.(21) 3502-2281 / (21) 99642-3395

Archi Simples © 2017 Arquitetura Virtual - Todos os direitos reservados.